Estou repetindo aqui a entrada fotográfica da lista de presos que publiquei na postagem do dia 23 de agosto de 2008, com a listagem em separado, para que seja mais fácil a leitura do nome dos presos.
Leitura da lista dos presos de 1932
Grupo de presos políticos da Revolução Paulista de 1932, na Casa de Correção do Rio de Janeiro, em Outubro de 1932
1 – Austregésilo de Athayde jornalista dos Diários Associados
2 – Capitão Martin Cavalcanti da Polícia Militar …
3 – Oswaldo Chateaubriand jornalista dos Diários Associados
4 – Eurico Martins jornalista A Gazeta
5 – Luiz Américo de Freitas. Presidente do Instituto do Café
6 – Guilherme de Almeida Poeta
7 – Ataliba Leonel PRP
8 – Thyrso Martins ex-chefe de polícia
9 – Sylvio de Campos PRP
10 – Francisco Cunha Junqueira ex-secretario da Agricultura
11 – Casper Líbero jornalista A Gazeta
12 – Haroldo Pacheco e Silva Legião Paulista
13- Oscar Machado MMDC
14- Levos Vampré MMDC
15- Luiz Piza Sobrinho MMDC
16- Joaquim Sampaio Vidal ex-diretor Dep. Municipal
17- Pádua Salles PRP
18- Aureliano Leite PD
19- J. Castro Carvalho PRP
20- Júlio Mesquita Filho jornalista O Estado de São Paulo
21- Ibrahim Nobre promotor público
22- Lauro Parente engenheiro
23 Aviador Tito Delon(?)
24- ? PD
25- Luiz Dutra advogado no Rio
26- Mylario Freire PRP
27- Paulo Salles Minas
28- Prudente de Moraes Netto MMDC
29- J. Cardoso de Almeida Sobrinho engenheiro,Rio
30- A. C. Pacheco e Silva F. P. Paulista
31- Antonio Silva Bernardes Minas
32- Cel Azariss Silva PP Paulista
33- Carlos de Souza Nazareth Pres. Assoc. Com. MMDC
#1 Belarmino Maria Austregésilo Augusto de Athayde (Caruaru, 25 de setembro de 1898 — Rio de Janeiro, 13 de setembro de 1993) foi um jornalista e professor, cronista, ensaísta e orador brasileiro. Formou-se em direito, trabalhou como escritor e jornalista, chegando a dirigente dos Diários Associados, a convite de Assis Chateaubriand. Sua declarada oposição à revolução de 1930 e o apoio ao movimento constitucionalista de São Paulo (1932) levou-o a prisão e exílio na Europa e depois na Argentina. Permaneceu muitos meses em Portugal, Espanha, França e Inglaterra e de lá se dirigiu a Buenos Aires, onde residiu por dois anos (1933-1934).
#2
#3 Oswaldo Chateaubriand é irmão do Sr. Assis Chateaubriand (proprietário dos Diários Associados) e diretor do “Diário de São Paulo”.
# 7 Ataliba Leonel (Itapetininga, 15 de maio de 1875 — Piraju, 29 de outubro de 1934) foi um militar e político brasileiro. Formado na Faculdade de Direito de São Paulo, foi um dos preparadores do movimento de 23 de maio, quando, na capital do Estado, tombaram as quatro figuras históricas cujos nomes passaram a constituir o símbolo M.M.D.C.. Iniciada a revolução em 9 de julho, organizou a Brigada do Sul, da qual foi comandante-geral. Com a vitória da ditadura, foi preso e exilado em Portugal, residindo em São João do Estoril, com outros brasileiros ex-combatentes da mesma causa. Membro da C.D. do Partido Republicano, representou São Paulo na Câmara Federal, onde relatou a Receita da União na Comissão de Finanças, produzindo trabalhos notáveis, que honra a cultura paulista.
O Exílio
Assim que detidos, foram aprisionados no navio-presídio “Pedro 1º” e transferidos, em seguida, para o navio “Siqueira Campos” que, em 18 de novembro de 1932, chegava a Portugal, desembarcando, entre outros, os generais Bertoldo Klinger, Isidoro Dias Lopes (nos seus quase setenta anos), coronel Euclides Figueiredo, major Mena Barreto, o tenente Agildo Barata Ribeiro; os civis Álvaro de Carvalho, Altino Arantes, Austragésilo de Ataíde, Carlos de Souza Nazaré, Francisco de Mesquita, Guilherme de Almeida, Ibrahim Nobre, Júlio de Mesquita Filho, Luís de Toledo Pisa Sobrinho, Oswaldo Chateaubriand, Prudente de Morais Neto e Paulo Duarte, entre dezenas de outros mais. Eram ao todo 73 brasileiros banidos de sua pátria, que iam se juntar aos exilados de 1930.








srs alguem poderia me informar o salario pago aos ex combatentes de 32?
Maria, não sei. Sugiro que você contate o Governo do Estado de São Paulo. Obrigada pela visita ao blog, Ladyce
Tenho orgulho de ser descendente de um combatente da revolução de 1932,eu gostaria de saber se existe alguma lista oficial com o nomes de todos os combatentes ?
Viva São Paulo.
Saulo, não tenho a lista, mas acredito que esta lista exista. O governo do estado de São Paulo deve ter. Boa sorte, Ladyce
Sou autor de livros sobre a Ilha Anchieta e também estou a procura da lista dos nomes dos prisioneiros de 32 que lá estiveram. Na Ilha não há nenhuma referência, que acredito foi apagada ou levada para a Penitenciária do Carandiru. Caso alguém tenha conhecimento contate por favor tenentesamueldailha@ig.com.br
Sou filha de ex combatente gostaria de saber se tenho o direito de receber pensao
Querida Ana Magdalena, eu não sou a pessoa a quem você deveria se dirigir. Você deve procurar saber dentro do governo do Estado de São Paulo. Eu apenas tenho este relato de meu avô, que morava em Itapetininga na época da Revolução de ’32. Um abraço e boa sorte. Ladyce
oi , sou sobrinho do combatente morto na revolução de 32 Walter Scaglioni, e gostaria de saber se a algum registro ou foto sobre ele, desde já agradeço
Jessé Scaglioni, boa noite. No livro Cruzes Paulistas, na página 438 há uma bibliografia sobre ele e seus momentos finais. Ele foi voluntário do Batalhão Bahia, de Bragança Paulista, baleado na cabeça, em 05 de agosto, no Setor do Túnel ( Cruzeiro- MG e Passa Quatro-MG) , morrendo no dia seguinte. Tinha 21 anos, casado há pouco tempo com a Sra. Deosolina Moretti e era comerciante
meu vo argemiro silva foi um dos soldadoa que sobreviveu à revolção de 32 gostaria muito de foto dele ou registro .
se puder me ajudar agradeço!
Daniela,
Foi bom você postar esse comentário por aqui. Quem sabe se alguém não tem essa foto. Vamos torcer. 🙂
meu paI ESTEVE EM CAÇAPAVA E GOSTARIA DE SABER SE O PRAÇA
JOAQUIM FELIPE JOAQUIM TEM SEU NOME IMORTALIZADO LA, JUNTAMENTE COM OS DEMAIS.E QTO RECEBE CDA VIUVA DE PRACINHA DE 32.
Vamos ver se alguém sabe… Quanto ao cda de pracinha de 32, acho que deveria se dirigir ao Governo do Estado de São Paulo. Boa sorte.
Gostaria de saber se existe alguma lista dos combatentes mortos nessa revolução de 32. Meu avô desapareceu nessa época e como ele foi praça, pode ter sido morto. Era pernambucano, Cícero Ferreira da Silva de S. José do Belmonte. Não temos interesse em pensões, apenas saber a verdade.
Tenho em meu facebook ,algumas fotos da epoca da revolucao de 32 ,algumas alem de datas tem nomes ,pode ser que encontre alguns antepassados de vcs (Mercadoris Gringas)
Meu avô era médico da marinha e foi preso. Morava no Rio de Janeiro. Sabe como faço pra obter informações?
Não sei não. Imagino que a própria marinha deva ter. Boa sorte!
Olá professor Fabio,meu nome é Fabiano Ferreira,sou de Flores interior de Pernambuco no sertão do Pajeú,gostaria de saber como poderia encontrar essas fotografias,pelo menos aquelas que estão identificadas,pois aqui da minha cidade,teve pelo menos que sei,de um praça que lutou na revolução de 1932,segundo um dos bisnetos dele,aqui da minha cidade,diz que ele se chamava:José Nunes Campos,vulgo (Zezinho Campos),era descendente da tradicional família Siqueira Campos daqui de minha cidade que se espalhou por esse imenso Brasil,ele era da mesma origem do Tenente Siqueira Campos,do Forte de Copacabana,que embora nasceu em Rios Claros-SP,no entanto tinha raízes,aqui na cidade de Flores no sertão do Pajeú,era neto do primeiro prefeito desta cidade.o Cel. Pedro Pessoa de Siqueira Campos.É tem como ver essas fotos da revolução as que estão identificadas?Tem algum site ou blog do senhor que eu possa ver?Obrigado pela atenção,meu facebook é: fabianoferreira77@hotmail.com tem a foto de uma águia.
sou filha do ex combatente ILdefonso luiz francisco e que foi na revoluçao de 1932 gostaria de saber se tem como ver essas fotos.
Carmem todas essas fotos eu consegui na internet. Não tenho nenhuma em papel. Sinto muito.
Bom dia
Na época da revolução meu avô paterno Sr. Maurílio Ribeiro foi lutar na revolução e nunca mais apareceu.Deixou minha avó rrcem casada com ele grávida de meses.Hoje o meu pai,filho de Maurílio está com 85 anos e gostaria de saber se é possível receber alguma notícia do que possa ter acontecido.
Desde já agradecemos
Estou fazendo uma pesquisa para a minha prima. O tio dela esteve na Revolução de 1932 e ficou preso na Ilha das Flores, seu nome José Grant. Como eu faço para encontrar a lista completa?
Célia, eu não sei. Mas eu iria contatar o exército. Os anais do exército. Boa sorte.
Obrigada
Meu pai era gaúcho e lutou contra nós paulistas em Queluz. Feito prisioneiro, foi levado a Fortaleza de Itaipú em Praia Grande. Como posso localizar a lista desses prisioneiros?
Grato.
Paulo, eu gostaria de poder ajudá-lo, mas não sei. Imagino que você possa obter mais informações junto ao Exército Brasileiro. Boa sorte na sua procura. Um grande abraço.
Na lista de prisioneiros consta o nome do general Bertoldo Klinger. Pelo que sei, ele não poderia estar nessa lista uma vez que morreu num acidente manuseando uma granada.
Interessante. Não conheço o suficiente para poder contestar ou não. Obrigada pela consideração.
Ele veio de Mato Grosso para ser um dos chefes da revolução. Porém, ao manusear uma granada ela explodiu e resultou no seu falecimento, o que veio prejudicar os esforços paulistas na luta pela Constituição.
Obrigada por esclarecer! Bom domingo!
Bom domingo para você também!!!
Referente ao comentário sobre o General Klinger, me parece estar havendo um equívoco, pois o mesmo não faleceu no acidente de Santo Amaro, durante a apresentação de uma nova arma . As vítimas fatais daquele trágico acontecimento foram o Coronel Júlio Marcondes Salgado e Major José Marcelino da Fonseca, ambos da Força Pública de São Paulo
sou neta do ex combatente Nemesio Rodrigues de Carvalho revoluçao de 1932 gostaria de saber onde consigo lista de combatentes ou fotos! Obrigada!
Vou procurar saber. Já tentou os arquivos das Forças Armadas de São Paulo?
Estou fazendo varias pesquisa pela internet e nao localizei nada! Teria algum site especifico?