A iniciativa de uma professora transformou a vida do bairro de Guaxindiba. Os meninos e meninas não tinham nenhuma opção de lazer. Agora, passam o tempo em uma biblioteca, criada só para eles.
As ruas do bairro sequer são asfaltadas. Mesmo com chuva, Thaynara anda meia hora quase todos os dias para chegar à biblioteca. Nas prateleiras está o motivo do esforço. “É por causa dos livros“, afirma a menina.
“Eu gosto de ficar lendo os livros de poesia. Antes, eu ficava parado e sem fazer nada. Agora, eu venho para cá e fico lendo e estudando”, conta Kenedy de Oliveira, de 10 anos.
Há dois anos, a pedagoga Alessandra Honorata começou a recolher livros entre os amigos. Ela montou e uma biblioteca na varanda de casa para as crianças do bairro. As doações eram tantas que já não cabiam mais na casa da Alessandra.
Há dois meses, a biblioteca foi para uma loja. Foi mais um passo que ela não deu sozinha. Muitos vizinhos a ajudam a pagar o aluguel e a conta de luz. “Eu nunca conseguiria fazer isso aqui sozinha. À medida que outras pessoas do bairro também estão conscientizadas da importância de a criança ter acesso à cultura, à leitura e ao lazer, elas se somam às minhas forças e nos tornamos mais fortes”, afirma a pedagoga Alessandra Honorata.
“Com a biblioteca, o meu filho ficou uma criança mais alegre. Ele chega da escola e fala ‘quero ir para a biblioteca’. Para mim, está sendo muito bom e para ele também”, comenta a dona de casa Maria Aparecida Guimarães.






Boa noite,
gostei muito da figura, gostaria de saber qual é a autoria da figura. Ok?
Agurado resposta.
Obrigada
Ana Paula
Oi, Ana Paula, não sei o nome do/da artista que fez esse desenho. Em geral quando eu sei o nome vai bem abaixo da figura. Mas não tenho idéia. Desculpe-me.
Nem todas as imagens que uso no blog fui eu quem fotografou. Hoje em dia há um número grande de amigos que me mandam imagens que eles acreditam que eu possa usar. Obrigada pela leitura do blog, Um abraço, Ladyce
Desejo fazer doação de livros. Como proceder. qual o endereço?
Att,
Clovis Manhães
Não sei. Talvez o serviço de ajuda telefônica de São Gonçalo possa lhe dar o telefone certo. Boa sorte, Ladyce
boa noite, me chamo Walfrides Lopes de Oliveira Jr., tenho varios livros que foram utilizados por minha filha, gostaria de fazer doação, poderia inf. onde devo entregar ou se e possivel apanhar em minha residencia, moro na Rua São Pedro, Pacheco.
boa noite tenho varios livros e quero doa-los caso lhes enterese favor me telefonar 31192038/93473569 falar com luiz carlos
Boa Tarde, tenho alguns livros que foram utilizados pelo meu filho, gostaria de fazer doação, poderia inf. onde devo entregar ou se é possível apanhar em minha residencia, moro na Rua Souza costa lt 40 qd: P Marambaia SG
Entrei em contato com a biblioteca em São Gonçalo. Vamos ver quando eles lhe dão as informações. Obrigada pela visita ao meu blog. Volte sempre.