O problema com que todos nós vivemos, 1964
Norman Rockwell ( EUA, 1894-1978)
óleo sobre tela
[Para a revista LOOK de 14-01- 1964]
Old Corner House Collection, Stockbird, Massachusetts
—-
—-
Na Inglaterra o livro O sol é para todos, [To kill a mocking bird] da escritora Harper Lee, é um dos livros mais populares ficando em quinto lugar na preferência do público, abaixo de Orgulho e preconceito [ Pride and Prejudice] mas acima da Bíblia, um fato intrigante considerando-se que o romance foi publicado há exatamente 50 anos, que se passa no sul dos Estados Unidos na época da Depressão. O enredo se desenrola na cidade fictícia de Maycomb e um dos temas centrais trata da discriminação racial, discriminação de classe e a procura da justiça para um inocente. Levando isso em consideração li o artigo que a BBC publicou ontem, justamente analisando essa popularidade, que não é justificada só por ser um livro adotado em muitas escolas. Ao que tudo indica sua popularidade ultrapassa gerações. Seus fãs tanto os jovens e quanto seus pais, o consideram uma leitura inigualável. Além disso, as bibliotecárias entrevistadas nessa mesma enquete do World Book Day admitiram ser O sol é para todos o livro que mais indicavam.
A narrativa é feita por uma adolescente. Ou talvez, por uma pessoa idosa lembrando-se de sua adolescência. O adolescente como narrador tem um longa e forte tradição na literatura americana, cujo principal propulsor dessa voz foi conquistado por Huckleberry Finn, no livro As aventuras de Huckleberry Finn de Mark Twain. Em O sol é para todos, Scout, é a filha de um advogado que defende um homem negro da acusação de estupro de uma menina branca, e é através de seus olhos que entendemos a sociedade que a cerca. Este é de fato um livro sobre justiça, cheio de esperança, de valores morais universais, que não têm nem idade, nem país de origem. E que todos nós, adultos, jovens ou crianças almejamos. É um livro de alto astral. E é, também, onde aprendemos a tentar ver a realidade através dos olhos de outrem; de andar nos seus passos, de conhecer o seu caminho. São experiências e atitudes universais que nos mostram a nossa própria humanidade.
E você? Já leu O sol é para todos?





É simplesmente meu livro favorito…Um livro que realmente incrível, capaz de transformar as pessoas. Apesar de Orgulho e preconceito também ser excelente, o Sol é para todos é espetacular…
Carolina, você está certa, tem bom gosto e tem toda a Inglaterra concordando com você! É bom ver que boa literatura não tem época e não tem país, não é mesmo? Obrigada pelo comentário e por favor, volte sempre. Gosto de comentários de quem gosta de ler. 🙂
No discurso de despedidade Barak Obama, esse livro foi mencionado 😉