A raposa e o timbu, fábula brasileira, texto de Luís Câmara Cascudo

3 01 2012

Ilustração de Pat Hutchins

A raposa e o timbu

A raposa convidou o timbu para visitarem um galinheiro bem provido. A raposa iria às galinhas e o timbu aos ovos e pintos.  Entraram por um buraco que mal permitia a passagem.  Começaram a fartar.  A raposa prudente, apenas satisfez o apetite.  O timbu, voraz, empanturrou-se, ficando com a barriga inchada.  De súbito ouviram os passos do dono da casa.  A raposa passou como um raio pelo buraco e sumiu-se no mato.  O timbu meteu-se a tentar mas ficou engalhado pelo meio do corpo, ganindo como um desesperado. O homem chegou, viu o estrago e disparou a espingarda no timbu, que morreu por ser guloso.

Em: Contos tradicionais do Brasil (folclore), Luís da Câmara Cascudo, Rio de Janeiro, Edições de Ouro: 1967

Esse conto foi originalmente coletado pelo autor no Rio Grande do Norte.  É possível que leitores de outros pontos do Brasil não estejam familiarizados com o timbu.  A grande área geográfica brasileira permite que esse animal receba diferentes nomes, em outras regiões: sariguê, gambá, ticaca, mucura, cassaco, entre outros.


Ações

Information

4 responses

4 01 2012
Avatar de Daliana Cascudo Daliana Cascudo

Gostaria apenas de acrescentar que já temos uma edição atual da obra CONTOS TRADICIONAIS DO BRASIL, de Luís da Câmara Cascudo, de quem tenho a honra de ser neta. É a edição da Global Editora, São Paulo, 2000. Qualquer dúvida veja em http://www.globaleditora.com.br

Um grande abraço

Daliana Cascudo
OBS: A todos os interessados, visitem o site http://www.cascudo.org.br

4 01 2012
Avatar de peregrinacultural peregrinacultural

Ótima informação, obrigada, tenho certeza de que todos os interessados gostaram de saber. Um abraço,

19 09 2012
Avatar de isabele isabele

gossstii

mt dessa fabula

19 09 2012
Avatar de peregrinacultural peregrinacultural

🙂 Que bom!

Deixe um comentário