Wolfgang Amadeus Mozart
A agência France Presse informa esta tarde que foi encontrada na Biblioteca Municipal de Nantes, na França, uma página de partitura, um esboço propriamente dito, escrito à mão e com trechos parciais de música de Wolfgang Amadeus Mozart, (Áustria 1756-1791) escritos em 1787. Identificada por um especialista alemão, esta página inclui parte de uma sonata e o que se acredita ser parte da partitura de um Credo, para uma missa católica.
Uma casa moura em Argel, 1856
Pierre-Antoine Lobouchère, ( França, 1807-1873)
Aquarela e lápis sobre papel
Estes fragmentos se encontram na Biblioteca de Nantes praticamente desde sua fundação. Esta biblioteca, aberta ao público em 1753, só ganhou o corpo substancial de seu acervo em 1803, quando as coleções das bibliotecas particulares confiscadas da nobreza pela Revolução Francesa foram distribuidas às municipalidades. Os documentos de Mozart foram doados à biblioteca em 1807, pelo pintor orientalista, Pierre-Antoine Labouchère ( França 1807-1873), que colecionara próximo de 3000 autógrafos, durante sua vida. O artista plástico doou toda a sua coleção que além do fragmento de partitura de Mozart inclui também duas cartas do músico austríaco: uma carta de Mozart a seu pai, datada de 1783 e outra do pai de Mozart à sua filha, irmã do famoso compositor.
Até recentemente a biblioteca acreditava estes documentos serem cópias.
—–
Nantes é uma cidade de aproximadamente 270.000 pessoas e capital do departamento Loire-Atlântico. É um porto fluvial, localizada na foz do rio Loire.










