Novos murais descobertos em Pompeia

15 04 2024
Mural de sala de jantar escavado em Pompeia. Foto: Parque Arqueológico de Pompeia.

Nova escavação revela um salão de banquetes com murais inspirados na Guerra de Troia.  A casa encontra-se na quadra 10 do Regio IX no sítio arqueológico de Pompeia.  Essas pinturas murais vieram a público no último dia 11 de abril.

 

 

 

Leda e o cisne. Mural de sala de jantar escavado em Pompeia. Foto: Parque Arqueológico de Pompeia.

 

 

Os murais são do Terceiro Estilo, cuja característica é o uso de fundos de uma só cor, pinturas populares durante o primeiro século AD.  Tudo indica que o tema dominante nestes pinturas murais é o heroísmo, conclusão que justifica os pares de heróis e deuses representados.

A pintura mural nos salões de banquetes em geral era programada com temas que viessem a dar aos convidados assuntos de interesse para a troca de ideias conversas, e com isso já estabelecer a priori as preferências dos donos da casa. Acredita-se também que a luz trazida para as salas de banquete era inconsistente e com isso havia o efeito das imagens nas paredes parecerem ter movimento, principalmente depois de algumas taças de vinho campaniano, como mencionado em Virgílio.

 

 

 
Foto: Parque Arqueológico de Pompeia.

 

 

A Guerra de Troia é um daqueles eventos que levam ao debate por aqueles que estudam o passado, porque não há provas concretas de que o conflito aconteceu verdadeiramente.  A Ilíada de Homero  menciona que o conflito começou com Paris, o filho do Rei de Troia em uma decisão sobre a beleza entre as deusas Hera, Atena e Afrodite. Paris escolheu Afrodite como a mais bela.  Como prêmio por sua decisão, a ele foi dado o amor de Helena, que já estava casada com o rei de Esparta.  A guerra portanto começou quando o rei Menelau quis sua esposa de volta.


Ações

Information

Deixe um comentário