–
–
Françoise Amadieu ( França, 1948)
acrílica sobre papelão corrugado, resinado, dobrado, sobre madeira.
–
Todos os anos faço minha listinha: coisas que gostaria de fazer durante o ano. Depois coloco uma lista parcial, numa dessas notas de papel adesivas, e colo essa lista parcial no início do mês que se inicia na agenda que carrego comigo para todo lado. À medida que vou riscando algumas das tarefas colocadas na lista, refaço a lista parcial. Assim a lista que inicia o mês de novembro já é completamente diferente da que iniciou o mês de abril, por exemplo. Para minha surpresa, quando chega dezembro em geral consegui completar 90% ou mais do que havia programado.
O fato de estar sempre olhando para a lista, porque afinal está no início de cada mês na agenda, faz com que me lembre da promessa de comprometimento. Também acho que não podemos ser nem ambiciosos demais nem de menos nessa lista. O equilíbrio é difícil de encontrar, mas com a prática se consegue. E a mais importante das descobertas: quanto mais detalhada a lista, mais fácil é cumpri-la.
Quanto aos comprometimentos literários aqui vão algumas sugestões do que estou pensando em colocar na minha lista:
1 — Ler mais livros que não sejam de ficção.
2 — Organizar os livros que tenho.
3 – Ler a cada mês pelo menos um dos livros já comprados e empilhados em casa.
4 — Eliminar, por doação ou venda a um sebo, o número de livros em casa.
5 – Ler pelo menos um livro científico de assunto contemporâneo.
6 – Fazer um passeio literário. Estou pensando em pegar as Memórias da Rua Ouvidor de Joaquim Manuel de Macedo e passear por recantos do Rio de Janeiro onde JMM se detém.
E vocês? Fazem listas literárias de fim de ano? O que colocaram nelas?







