
Flor de maio. Foto: Ladyce West
Eu e a flor de maio temos uma longa história… Na verdade, só eu tenho uma longa história com a flor de maio. Mas, quando morei nos Estados Unidos, este tipo de cactus foi uma das minhas maneiras de manter um pouquinho do ar tropical na minha casa.

Estas cor de damasco estavam em completo explendor! Foto: Ladyce West
Lá esses cactus são conhecidos como Christmas Cactus, ou seja, Cactus de Natal. Por quê? Porque só florescem quando os dias têm poucas horas de luz. Aqui no Brasil, isso acontece, agora, de maio a julho. No hemisfério norte, os dias curtinhos são próximos do Natal.

Ontem só vimos flores brancas, damasco e magenta. Foto: Ladyce West
Mas conheço lá do norte, outras cores, inclusive uma tonalinade magenta escura, belíssima! Tive essas plantas tanto da cor de damasco, como fúcsia. Por lá elas foram muito fáceis de serem mantidas, crescerem e florirem sem grandes desastres. Ficavam dentro de casa de outubro a abril, com pouca água. Mas numa casa aquecida por volta de 25 graus. Depois em abril, quando deixava de ser frio, elas iam todas para o pátio, crescer com o calor do verão da Carolina do Norte, que é muito, muito quente. Só fertilizava 2 vezes por ano: abril e outubro. Em abril, para crescerem felizes. Em outubro, para darem muitas flores. E não devem apanhar sol.

Flores delicadas, foto: Ladyce West
Minha mãe sempre gostou muito destas flores. E quando o Jardim Botânico do Rio de Janeiro fazia as exposições da Flor de Maio, minha mãe era uma assídua visitante. Mas de nós duas, eu tenho a melhor mão para plantas. Com exceção das violetas, que minha mãe sempre conseguiu manter felizes e floridas, e que eu, por razões que desconheço, nunca consegui muito com elas.

Sábado, quando estive no Jardim Botânico, para o evento: Flor de Maio Exposição e Venda não resisti e trouxe para casa dois exemplares deste cactus tropical, que não gosta de sol. Ontem replantei-as. Uma delas está na foto acima. Há horas em que a gente sente que quer “ter” alguma coisa. Ultimamente a fotografia tem me ajudado em não querer “ter”. A imagem do objeto desejado é suficiente. Mas não resisti. Afinal, era véspera do dia das mães, e ela, se estivesse por aqui, teria gostado de ver estas belas flores.
Não deixe de visitar o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um grande e belo passeio.