
Chico Bento, ilustração Maurício de Sousa.
A revista Língua Portuguesa: conhecimento prático, do mês de abril deste ano, publica 66 páginas quase todas dedicadas aos clichês e lugares-comuns. A publicação aparece na hora certa, pois estamos muito envolvidos com o mau hábito de usar muitos lugares-comuns, principalmente porque os ouvimos constantemente na imprensa falada ou televisada. Não há maneira mais eficaz de empobrecer um texto do que desfiar lugares-comuns, num ritmo perpétuo como contas de um rosário.
Aproveito a oportunidade para enumerar aqui a lista de clichês coletados por Sérgio Augusto de Andrade, publicada pela primeira vez na revista Bravo de julho de 2002 e relembrada neste número da Língua Portuguesa: conhecimento prático, na página 61.
Se você tiver como objetivo eliminar estas expressões do seu dia a dia, não só seus interlocutores apreciarão o gesto, mas a Língua Portuguesa também!
— Exercer a cidadania
— Vou dar um retorno
— A nível de
— Tudo acaba em pizza
— Preciso de uma posição
Você tem uma lista de clichês que doem no seu ouvido? Por que não me envia?
▲
Não há um endereço virtual para esta revista. Está publicado, no entanto, um endereço de email para contatos: l.portuguesa@criativo.art.br





Deixe um comentário