–
–
Retrato de sua filha em Gorey, [Julie Manet]
Berthe Morisot (França, 1841-1895)
Desenho
–
–
Berthe Morisot ( 1841-1895) pintora francesa impressionista. Subestimada por quase um século, provavelmente por ser mulher, ela tem hoje postura tão grande quanto de qualquer impressionista francês. Sua arte é arrojada, delicada e vigorosa, de uma modernidade evidente. Entre as pintoras impressionistas, algumas de muito valor, a maior importante talvez tenha sido Berthe Morisot, pintora de paisagens transbordantes de frescor, de traços ágeis e quase sempre com a figura humana como ponto de referência. Além disso, foi uma extraordinária pintora de cenas da vida doméstica, onde podia divertir-se e dar vazão aos seus dotes de observação, e o mesmo acontecia quando tratava com naturalidade da intimidade familiar. De personalidade forte, lutou contra os convencionalismos sociais da época, que tendiam a isolar a mulher no âmbito privado. Casada com Eugene Manet, irmão do pintor impressionista Edouard Manet, que tinha como seu melhor amigo.





Decorre em Madrid uma grande exposição dela.
Ricardo, a não ser que fique muito tempo exposta, não poderei vistá-la, mas quem sabe consigo algumas imagens… Vou procurar artigos nos jornais espanhóis. Obrigada pela dica,
Caríssima peregrina Ladyce:
Tudo, mas tudo mesmo, que eu gostaria de lhe dizer hoje, já foi dito aqui, minha querida, pelas suas centenas de admiradores, leitores que apreciam seu blog porque se encantaram com ele, assim como eu! Parabéns pela grandiosidade de seu caráter e também pela imensa cultura que você possui. Muito obrigada por compartilhar tanta riqueza conosco! Deus continue fortalecendo e iluminando essa sua jornada. Beijos com muito carinho!
Muito obrigada, muitíssimo obrigada. Com o meu carinho,
Lindíssima imagem (e comentários).
Beijos.