Salvem os macacos bugios, no RS!

18 04 2009

macaco_bugio

 

Preocupado com a matança equivocada de macacos bugios no Rio Grande do Sul, um pesquisador da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) decidiu lançar uma campanha para alertar a população. Nos últimos meses, a mídia gaúcha tem noticiado casos de pessoas que matam os bugios para prevenir a disseminação da febre amarela.

 

Sensíveis à doença, os macacos são os primeiros a adquiri-la, e a sua morte serve como um aviso para que os órgãos de saúde pública iniciem campanhas de vacinação. “Algumas pessoas pensam que os bugios transmitem a febre amarela aos humanos, o que é totalmente errado”, explica o pesquisador Júlio César Bicca-Marques, autor da iniciativa e especialista em ecologia, comportamento, cognição e biologia da conservação de primatas

 

No dia 3, ele começou a enviar emails e contatar os órgãos de imprensa para falar sobre o problema e intitulou a campanha Proteja seu anjo da guarda. A idéia é espalhar a informação de que o agente transmissor é um mosquito, e não os macacos. O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre e outras instituições.

 

Por adoecerem primeiro, os primatas dão às autoridades informações valiosas sobre a circulação do vírus. “Por isso, matá-los seria como dar um tiro que sairá pela culatra”, completa Júlio César.

 

Principais espécies de macaco do Rio Grande do Sul, os bugios preto e ruivo, que pesam 6 kg em média, vivem sob risco de extinção. Com o habitat natural reduzido pela substituição de florestas, eles já enfrentavam caçadores e comerciantes de animais silvestres antes de virarem alvo da população.

 

 

 

macaco-bugio-denis-ferreira-neto

Macaco Bugio.  Foto: Denis Ferreira Neto.

 

 

É importante lembrar que a febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus que é transmitido por mosquitos. Existem dois tipos: a febre amarela urbana, erradicada do Brasil por volta da década de 1960, e a febre amarela silvestre. Os vetores (agentes responsáveis pela transmissão) da forma silvestre são mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, enquanto a forma urbana pode ser transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue.

 

 

A febre amarela silvestre já provocou a morte de algumas pessoas e de muitos bugios em uma extensa área do Rio Grande do Sul desde o final de 2008. No entanto, ao contrário da maioria das pessoas, os bugios são extremamente sensíveis à doença, morrendo em poucos dias após contraí-la. Esses macacos já estão ameaçados de extinção no Estado devido à destruição de seu hábitat natural (as florestas), à caça e ao comércio ilegal de mascotes.

 

Os bugios NÃO transmitem a febre amarela para o homem e NÃO são os responsáveis pelo rápido avanço da doença no Estado. Eles são as principais vítimas. As mudanças climáticas e a degradação ambiental provocadas pelo homem são as principais responsáveis pelo recente aparecimento de inúmeras doenças infecciosas no Estado. Especialistas acreditam que o avanço da doença tem sido facilitado pelo deslocamento de pessoas infectadas ou pela dispersão dos mosquitos ou outro hospedeiro ainda desconhecido.

 

Esta é uma combinação de dois artigos escritos por Júlio César Bicca-Marques, Professor Titular, Grupo de Pesquisa em Primatologia da Faculdade de Biociências/PUCRS.

 


Ações

Information

14 responses

26 04 2009
Volneci dos Santos

¨Proteja seu anjo da guarda¨. Parabens Júlio Cezar pela brilhante iniciativa de conscientizar a população,de que os BUGIUS são tão vítimas quanto os humanos.Um abraço.

11 06 2009
Nídia

Qual o nome do artista da pintura acima?

11 06 2009
peregrinacultural

Nídia, infelizmente, não tenho a menor idéia! Sempre que consigo descobrir os autores eu os coloco. Mas neste caso, a imagem veio sem qualquer indicação. É obviamente baseada em foto semelhante. Se você vier a saber, eu adoraria poder colocar o nome do autor, ou autora associado à imagem. Desculpe-me por não ter essa informação. Muito obrigada pela leitura cuidadosa do blog. Volte sempre, Ladyce

25 08 2009
Dayana

Olá, poderiam me dizer qual o nome cientifico desse (segundo ) Bugio ?
Obg ;D

16 10 2009
Romério

Olá, temos um projeto de basquetebol em Taubaté, e a nossa intenção é colocar um macaco Bugio de mascote para o projeto, é que estamos procurando algumas fotos do macaco para utilizar nesse projeto, mas teria que ser foto em animação, teria como enviar algumas fotos do macaco Bugil
Obrigado
Romério

30 12 2009
beatriz

estes animais sao muito bonitos

10 01 2010
Cesar Dias

Sou morador da zona sul Poa , para minha surpresa ouvi e vi bugios no Parque São Paulo próximo a Edgar Pires de Castro.
Para meu espanto maior ainda, a 500 m esta o estádio de Futebol do Porto Alegre Edgar Pires de Castro 11.000 no qual haverá partidas pelo Campeonato Gaucho.
Fui atrás de informações e para loucura geral não tem estudo de impacto ambiental, tem diversas ONGs em Poa,Batalhão Ambiental,Imprensa livre,etc……que estão cegas ao gravíssimo problema .
Então para liquidar o absurdo já foram realizadas partidas pela segunda divisão.Estou juntando documentos sobre o assunto e tentando contato com ONG,etc.,……
Moro a 10 km do Beira Rio, quando tem foguetes os meus cachorros entram em desespero , imagina os bugios a 500m.
Como pode acontecer uma barbaridade desta numa capital em pleno 2010 ?
O dano ambiental já ocorreu e esta programado partida conforme tabela oficial dia 20 de janeiro entre Poa x Internacional publico em torno 4000 pessoas ou 14000 vai ser um massacre publico dos bugios com apoio de todos órgãos da prefeitura, brigada militar, imprensa, será televionado com certeza.

Vai ser um escândalo a nível mundial ,a área pelo plano diretor é de proteção ambiental

Partida oficial 20 janeiro 2010

26 02 2010
Gabriel

“Não matem os Bugios”

22 03 2010
nazareno marcos

cassadores mataram a mae de um bugio,consegui salvar o filhote,que posso dar a ele para comer enquanto espero achar um zoo que posa se ocupar dele?

22 03 2010
nazareno marcos

O QUE DAR PARA ALIMENTAE UM BUGIO?

7 08 2010
Guilherme

Não mate os bugios principalmente os animais. Paz é cuidar da natureza, seja consciente. A naturaza agradece.

22 12 2012
José Everton Dihl

Tenho uma propriedade em Cachoeira do Sul as margens do rio, bem conservada onde havia um bando de mais ou menos uns 10 animais os quais morreram com o ultimo surto de febre amarela.Quem souber de animais para repor no local fico agradecido.

27 01 2018
André Luis

Olá, aconselho aguardar o surto de febre amarela diminuir, para não afetar a população de primatas que vier a introduzir em sua propriedade, a seguir entre em contato com órgãos de conservação da vida silvestre para incluir tua propriedade em local de reintrodução de animais reabilitados. boa sorte

27 01 2018
André Luis

Infelizmente a falta de informação leva a atos absurdos, e em pleno seculo 21 ainda existem situações que colocam a vida silvestre em prejuízo, parabéns por conscientizar e informar as pessoas que os bugios não são os vilões transmissores da dengue, e sim nossos velhos inimigos os mosquitos.

Deixe um comentário