Uma menina lendo
Francis Coates Jones (EUA, 1857-1932)
óleo sobre tela, 46 x 25 cm
Uma menina lendo
Francis Coates Jones (EUA, 1857-1932)
óleo sobre tela, 46 x 25 cm
Relicário de Bréscia, século IV
Marfim, 22 x 32 x 25 cm
Museo di Santa Giulia, Brescia
O relicário de Bréscia é uma caixa de marfim, do final do século IV. A única caixa de marfim que sobreviveu com todo os painéis pertencendo ao período Cristão Primitivo, em boas condições. Nela estão esculpidas 38 cenas que representam um leque de assuntos de importância para aquele período da cristandade.
É considerada uma das mais antigas obras figurativas do período. Mas sua função ainda está incerta. As cenas retratadas estão entre, as que conhecemos, mais antigas da Paixão de Cristo e mostra não só como a iconografia da Paixão se desenvolveu, mas como era usada até mesmo em objetos de luxo como esse. Sua importância também pode ser avaliada pelo grande número de cópias que existiram dessa caixa desde São Petersburgo na Rússia a Mainz, na Alemanha.
Cidade de Irahy, 1931
Francis Pelichek (República Checa-Brasil, 1896- 1937)
óleo sobre eucatex, 37 x 47 cm
Passeio no parque, c. 1950
Anthony Hedges (Inglaterra, ? -2016)
óleo sobre tela, 30 x 41 cm
“Era a típica paisagem universitária durante o intervalo do almoço. E, no entanto, ao observar aquela cena familiar, dei-me conta de uma coisa. Todas as pessoas, cada uma à sua maneira, pareciam felizes. Não saberia dizer se estavam realmente felizes da vida ou se não passava de uma encenação. Em todo o caso, naquele agradável início de tarde em finais de setembro, toda a gente parecia satisfeita, e isso fez com que me sentisse ainda mais solitário. Como se fosse eu o único a destoar na paisagem.”
Haruki Murakami, Norwegian Wood




