Mosaico descoberto em Eretria de dois sátiros, provavelmente do século IV A.C.
Nova construção em Eretria, cidade grega ao norte de Atenas, acaba surpreendendo a todos por revelar um pavimento de mosaico do século IV A.C. que parou temporariamente a instalação de canalização de água no subsolo.
O mosaico feito de pedrinhas das cores branca, negra,amarela e vermelha, forma um grupo de dois sátiros com cabelos e barbas amarelos. Eles são os espíritos meio homem e meio cabra associados a Dionísio, o deus grego da produção de vinho, deus da fertilidade e da folia. Típicos de suas conhecidas representações em outras formas artísticas, um dos sátiros toca flauta dupla enquanto o outro dança.
Eretria, de acordo com alguns indícios encontrados de artesania, parece ter sido fundada no final do período Neolítico entre 3.000 e 3,500 anos passados. Homero, autor da Ilíada e da Odisseia, menciona que Eretria foi uma das cidades-estado que participou da Guerra de Troia, no século VIII A.C.
Mosaico encontrado em contexto com o piso.
Este não é o primeiro mosaico descoberto em Eretria. A data associada a este mosaico dos sátiros está também em acordo com outros objetos remanescentes das construções locais todos datando de 360 a 350 A.C. O século IV foi um de grande expansão econômica local e a construção de casas luxuosas como esta estava em ascensão.
Desde o século VIII A.C. Eretria e sua irmã e rival também Chalcis se tornaram locais de grande e rico poder comercial. Essas cidades-estado foram capazes de estabelecer colônias na costa italiana e também tiveram controle de Andros, Ceos e diversas outras ilhas do mar Egeu.
Essa postagem está levemente baseada no artigo do mesmo nome da revista Artnet.






