Giovanni Sercambi

19 05 2022
Fac-símile do manuscrito de Giovanni Sercambi (1348-1424) contando a história de Luca.

 

Na postagem anterior mencionei o manuscrito de Sercambi.  Duas pessoas  me perguntaram sobre este autor.  Giovanni Sercambi era um apotecário, hoje mais comumente chamado farmacêutico, nascido no século XIV em Luca na Itália, cidade hoje talvez mais conhecida por ser o  berço de grandes compositores: Puccini, Boccherini e Catalani; quem não se lembra de La Wally de Catalani, cantada por Wilhelmenia Wiggins Fernandez, no filme Diva (1981)? 

Sercambi é conhecido principalmente por dois livros, mas  sabemos que se dedicou a outras obras, antes de falecer em 1424.  Contou a história da cidade de Luca, na Toscana, no manuscrito iluminado Crônicas da Cidade de Luca, que escreveu entre os anos de 1368 e 1424 quando morreu vítima da peste.

Foi autor também de um manuscrito inacabado contendo cento e cinquenta e cinco histórias, titulado Novelas. Neste livro demonstra ter sido bastante influenciado pelo Decamerão de Boccaccio, pois as histórias são contadas por pessoas que fugiram da peste. Pela similaridade, A novela de Astolfo, parece ter sido inspirada na história do Rei Shahriyar e de seu irmão Shah Zaman, encontrada nas Mil e uma noites.

Além disso tudo indica que o mestre dos contos medievais ingleses, Chaucer, autor dos Contos da Cantuária [Canterbury Tales] tivesse tido acesso pelo menos a uma versão inicial da obra de Sercambi.

Continue lendo »