Lágrimas de Cristo,[Clerodendron thomsoniae], na Gávea, RJ.
Minha rua é de um único quarteirão. Vai da esquina com edifícios a outra de casas à moda antiga. Como todos os prédios da rua pagam uma companhia de segurança particular, as casas continuam a ter aquele ar de vivendas onde crianças podem e devem brincar no jardim, mesmo que muitas dessas casas hoje sirvam para pequenos escritórios onde trabalham não mais que cinco a oito pessoas. Sim, ainda temos aquela impressão de rua puramente residencial.
Numa dessas casas/escritório há essa belíssima trepadeira chamada popularmente de Lágrimas de Cristo. Floresce abundantemente na primavera e no verão. Suas flores vão do rosa claro ao branco, mas a característica mais marcante é que há pétalas vermelhas bem no centro dessas flores, corolas vermelhas, que se projetam para fora e para o chão, como podemos ver na foto abaixo.
Lágrimas de Cristo,[Clerodendron thomsoniae], na Gávea, RJ, DETALHE.
Procurando mais informações sobre essa maravilhosa trepadeira que fornece uma verdadeira tela natural dando privacidade à casa, soube que ela também se adapta ao interior das casas, desde que o ambiente seja bastante iluminado e que sejam colocadas em vasos pendentes. A palavra chave aqui é local muito iluminado, porque precisa de muita luz. O que ela não suporta é frio… Precisa de suporte para crescer em jardins.
Lágrimas de Cristo,[Clerodendron thomsoniae], na Gávea, RJ, vista na grade.
É uma excelente opção para ser entrelaçada na grade de casa e ser apoiada em cercas. Há muitos caramanchões que são guarnecidos por essas belas flores. E com elas pode-se aproveitar mais a sombra no verão.
Não são originárias do Brasil. Elas vêm da África Central. Para mais informações: Jardineiro.
Lágrimas de Cristo,[Clerodendron thomsoniae], na Gávea, RJ, vista na grade, pétalas rosas e brancas.




Deixe um comentário