Daqui a cem anos, que livros publicados no século XXI ainda serão lidos?

11 04 2014

Laerte AgnelliLaerte AgnelliLaerte Agnelli, (Brasil, 1937).

O jornal inglês The Guardian fez esta pergunta a seus leitores: “daqui a cem anos que livros publicados no século XXI ainda serão lidos?”  Para nos ajudar nessas especulações próprias para o fim de semana, John Crace, que assina a matéria, nos lembra que entre a virada do século XX e o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, os seguintes livros foram publicados que ainda são lidos nos dias de hoje:”L Frank Baum escreveu The Wonderful Wizard of Oz, [O mágico de Oz]; Colette escreveu Claudine em Paris; Joseph Conrad escreveu Heart of Darkness [O coração das trevas], Baronesa Orczy escreveu  The Scarlet Pimpernel, [O pimpirnela escarlate]; EM Forster  escreveu Howards End, Thomas Mann escreveu Death in Venice [Morte em Veneza] e Marcel Proust escreveu Swann’s Way [No caminho de Swann]: todos esses livros se tornaram clássicos e são lidos até hoje”.

A minha pergunta é a mesma que o jornal inglês faz.  Que livros que você leu — publicados — nesses 14 anos do século XXI, você acredita que estarão ainda sendo lidos no ano de 2114?

Dos que li acredito que ainda sejam lidos em 2114.

Equador, de Miguel Sousa Tavares

Traduzindo Hannah, de Ronaldo Wrobel

E vocês?

Mais dois:

Seu rosto amanhã, Javier Marías  — contribuição da leitora, Nanci Sampaio, como vemos nos comentários.

2666, Roberto Bolaño — contribuição do leitor Alexandre Kovacs

 

—-

PS: Adicionei outros quando me lembrar de outros.


Ações

Information

13 responses

11 04 2014
Letícia Alves

Acho que A Trégua de Mario Benedetti

11 04 2014
peregrinacultural

Letícia A Trégua foi publicado em 1960!!!! Mas, sim, é um CLÁSSICO.

11 04 2014
Regina

preciso pensar nisso, porque os títulos de que me lembrei imediatamente, são do século XX!!

11 04 2014
peregrinacultural

Pois tive que pensar muito também…

11 04 2014
RAA

Desafio delicioso que muitas vezes me entretém… Contudo, suspeito ter lido ainda muito poucos livros deste século. Mas é um exercício tentador, para quando tiver mais tempo… Abraço

11 04 2014
peregrinacultural

Ricardo, eu também acho que li pouca coisa publicada nos últimos 14 anos. Não me sinto assim tão preparada… rs.. mas não custa entrar para o grupo dos “achismos”…

11 04 2014
Nanci Sampaio

Ladyce:

Que bom que trouxe essa questão estimulante para o blog. Ao invés de apostar em livros em português, e dos poucos que gostei muito – como é o caso do seu bem lembrado Traduzindo Hannah -, vou votar no espanhol Javier Marías e “Seu rosto amanhã”, porque me parece uma obra bem escrita, inovadora e instigante para sobreviver por um século… Quem viver, saberá. Rs.

Abraço, da Nanci.

12 04 2014
peregrinacultural

Vai então para a minha lista de leituras futuras. Obrigada,

13 04 2014
Maria Faria

Nossa, que questionamento difícil! Fiquei uns 5 minutos olhando para o texto e tentando lembrar de tudo que li e qual ficaria para o futuro, mas não consegui separar nenhum. Todos que lembrei não são desta época, são clássicos já consagrados. Agora fiquei pensativa, se faltam boas obras ou se minhas leituras estão realmente consistentes. Este post ficou muito bom!

13 04 2014
peregrinacultural

Pois não é? Eu também assim que pensei sobre a questão, tudo que me vinha à memória eram livros não publicados neste século… Mas foi um bom exercício que me mostrou que tenho que ler muito mais ainda…

18 04 2014
Maria Faria

Falei sobre seu post no meu blog. A morte de Gabriel García Márquez me fez lembrar da pergunta que você lançou aqui. Abraço!

13 04 2014
marielfernandes

Vou pensar

13 04 2014
peregrinacultural

Eu espero…

Deixe um comentário