–
–
Haydéa Santiago (Brasil, 1896-1980)
óleo sobre tela, 65 x 50 cm
–
Dona Feia
–
Ernani Vieira
–
Feia e boa. Nasceu de uma saudade
E vive uma saudade a reviver…
Foge dessa alegria da Cidade
— para a Cidade não n’a conhecer…
–
Nossa Senhora de uma Soledade
dentro da soledade a padecer,
a feia — assim como a necessidade
que tenho, há tanto tempo, de a querer…
–
Tem a Dor e a Ilusão por companheiras
de sua vida, e guarda n’alma, quieta,
a virtude monástica das freiras.
–
E não sabe afinal, entre ilusões,
que tem a glória de envolver um Poeta
na mais pura de todas as paixões…
–
–
Em: A lira da minha terra: poetas antigos e contemporâneos no Pará, selecionado por Clóvis Meira, sem indicação de editora, Belém: 1993
–






Peregrina, chegamos à conclusão que você é uma blogueira paladina na luta contra os injustiçados do paideuma poundiano.
Isto é: você conhece muitos artistas excelentes de quem ninguém mais fala. E mostra, na prática, porque deveriam ser lembrados.
Vocês têm razão. Sou mesmo… É que eu moro na cidade da MODA e dos modismos. Tenho muita aflição com modismos. Sou carioca, mas nós cariocas somos mestres em lançar moda, viver como se tudo que é de hoje é o “máximo”, o de ontem, “talvez” e o de ante-ontem… “o quê? Nunca ouvi falar”! E com isso há muita coisa de validade duvidosa que rola por aqui como nova estética, quer visual ou poética. Não que não existisse antes… ( aliás existiu aos montes)… também.
Talvez seja porque no fundo sou uma historiadora. Quem sabe? Sim, gosto de surpreender, de trazer à tona quem mereça talvez uma segunda leitura. Obrigada pelo comentário, vocês mais uma vez acertaram na mosca.
Excelente querida amiga. Vamos ver se essa resposta chega para você. Ontem postei uma resposta sobre a mãe q. não sei se vc. recebeu. Mtos. bjs. Suas palavras são honestas, fortes, e sempre emocionam.
Obrigada Lenah. Vamos nos encontrar em breve? Bj
Ladyce querida, Vc. é quem me emociona com sua sensibilidade, seu sorriso e os olhos que falam da história do mundo e das gentes que vc. encontra pelo caminho. Thanks por existir.
Vamos nos encontrar quando vc. tiver um momento livre, ok?
Mtos. bjs. Lenah