–
–
Paisagem com casa de fazenda e animais, interior de MG, 1969
Edgar Walter (Brasil, 1917-1994)
óleo sobre tela, 65 x 82 cm
–
–
Manhã na Roça
–
Virgílio Várzea
–
Uma tênue mancha de claridade argêntea recorta em laca a linha ondulada das colinas verdes. Pouco a pouco, uma poeira de ocre transparente, que se esbate para o alto, cobre todo o horizonte e o sol aponta, deslumbradoramente, como uma gema de ovo flamante. Vapores diáfanos diluem-se lentamente, em meio dos listrões vivos que purpureiam o nascente. Fundem-se no ar tons delicados de azul e rosa; e eleva-se da floresta uma orquestração triunfal. Despertam de súbito, ao alagamento tépido da luz, as culturas adormecidas. Abrem-se as casas. Pelos terreiros, úmidos da serenada da noite, homens de cócoras, em camisa de canjirão na mão, brancos de frio, ordenham as grossas tetas das pacientes e mugidoras vacas, que criam amarradas aos finos paus das parreiras, e que, expelindo fumaça no ar frígido, ruminam ainda restos de grama numa mansidão ingênua de animal digno. Mulheres de xale pela cabeça chamam as galinhas, com um ruído seco de beiço tremido, fazendo burr e sacodindo-lhes mãos cheias de milho e pirão esfarelado. Um carro atopetado de mandioca, arrancadas de fresco, empoeiradas de areia, compridas, tortas, com o aspecto e a cor esquisita das plantas que se avolumam e vegetalizam enterradas, chia monotonamente, em direção ao engenho, solavancado pela aspereza do caminho… E pela compridão majestosa e verde dos alagados e das pastagens, o colorido movimentoso e variado das reses.
[Exemplo de vistas movimentadas]
–
–Em: Flor do Lácio,[antologia] Cleófano Lopes de Oliveira, São Paulo, Saraiva: 1964; 7ª edição. (Explicação de textos e Guia de Composição Literária para uso dos cursos normais e secundário), páginas 59-60.
–
Virgílio dos Reis Várzea (Brasil,1863 – 1941) escritor, jornalista e político brasileiro. Nasceu em Florianópolis, mas radicou-se no Rio de Janeiro a partir de 1896. A maioria de suas obras é ambientada em Santa Catarina. Com Cruz e Sousa publicou o livro Tropos e Fantasias (1885).
Obras:
Traços Azuis, 1884
Tropos e Fantasias,1885, com Cruz e Sousa
Mares e Campos, 1895
Rose Castle, 1895
Santa Catarina: A Ilha, 1900
George Marcial, 1901
O Brigue Flibusteiro, 1904
Nas Ondas






Este texto me faz lembrar das aulas de língua portuguesa do antigo curso
ginasial.Ficou na memoria pois eu gostava muito quando era lido.Como era
importante conhecer vários autores portugueses e brasileiros e a diversidade
que havia.Eramos quase adolescentes mas já entendíamos a riqueza de um
texto.
Sonia Sanches SP
Isso mesmo Sonia. Acho que se esperava mais dos nossos alunos na época.
Obrigada pelo comentário, um abraço
nao consigo achar o livro que constava essa poesia. o livro tinha o titulo programa de admissao 1959. alguem ai sabe onde encontro? saudades daquele tempo.
Já tentou a Estante VIrtual?