–
–
Senhora à mesa com livro, 1916
Anton Faistaeur (Áustria, 1887 – 1930)
óleo sobre tela,
ColeçãoParticular em Saltzburg
–
“Tudo que sei a respeito da vida, me parece, aprendi através dos livros”.
–
Jean-Paul Sartre
–
–
Senhora à mesa com livro, 1916
Anton Faistaeur (Áustria, 1887 – 1930)
óleo sobre tela,
ColeçãoParticular em Saltzburg
–
–
Jean-Paul Sartre
–
–
Ilustração Maurício de Sousa.–
Vovó, teu nome é ternura,
canção de amor e amizade.
Quem te possui, que ventura!
Quem te perdeu, que saudade!
–
(Nair Starling dos Santos Almeida)
–
–
Os Reis Magos foram e são um dos mais belos temas encontrados nas artes plásticas. Na época da Renascença italiana foi frequentemente pintado como uma grande procissão em que os mecenas das artes eram representados como membros das caravanas acompanhando os magos. Já conversamos sobre os Reis Magos e os doze dias do Natal, aqui mesmo no blog, em 2009, na postagem titulada Hoje, Dia de Reis, o 12º dia de Natal.
–
Foi na Espanha moderna que encontrei o maior número de representações dos Reis Magos na escultura artesanal, nas artes folclóricas, digamos assim. Cheguei a ter uma pequena coleção de Reis Magos, trazidos a cada vez que volto à Espanha.
–
Cartão c. 1900.Muito associado, como deveria ser mesmo, às cenas da Natividade, a visita dos Reis toma características próprias de acordo com a região do mundo que a representa. Vejam abaixo que em alguns países europeus eles são frequentemente representados, nos cartões de Natal, como crianças. Não sei a razão, talvez peças de teatro religiosas, como autos?.
–
Cartão de Natal, EUA, sem data.Hoje, pelo menos aqui no Brasil, perdemos muito da importância do Dia de Reis, pelo menos no nosso folclore. Está havendo há décadas uma mistura total das festividades que já não têm mais requisitos específicos para a data. O nosso nordeste, onde grande parte da tradição dos reisados [a palavra vem do Dia de Reis] ainda existe, já não limita suas cantigas e suas danças a essa data ou à essa época. Semelhantemente as festas juninas já não acontecem mais em junho, e sua celebrações podem ocorrer até agosto, enquanto as características roupas caipiras adquiriram, hoje, um ar carnavalesco, com muitas lantejoulas e paetês.
– è
–
Este é o único cartão de Natal que tenho em que todos os personagens são representados por negros. É um cartão de Natal africano. Não acredito que seja raro, mas nas minhas imagens é fora do comum.
–
Algumas vezes a Estrela de Natal toma a forma de uma cruz, como se fosse uma prefiguração do sacrifício do Recem-nascido.
–
Na Europa do Norte há muitas representações dos Reis Magos como crianças, como neste cartão da Finlândia.
Cartão Checo, 1955.–
Só pelas linhas alongadas já dá para saber que estamos olhando para um cartão de Natal dos anos 60 do século XX.
–
-Se
Seis de Janeiro, Dia de Reis foi sempre bastante comemorado na minha infância. Havia duas razões: o dia santo — acreditam que já foi feriado nacional? Pois, também era data de aniversário de um de meus tios. Enquanto minha avó morou conosco era celebrado com um grande almoço em família. E depois do almoço, passadas algumas horas comíamos então o Bolo de Reis. Já escrevi aqui no blog sobre esse bolo [Bolo de Reis ] que tinhas prendas dentro que previam o futuro.
–
Cartão de Natal alemão.–
–
–
Cartão de Max Nauta (Alemanha, 1896-1957)–
–













