
As Figuras, s/d
Noêmia Mourão, (Brasil, 1912-1992)
Óleo sobre tela, 70 x 55 cm
Coleção Particular
Noêmia Mourão Moacyr (Bragança Paulista, 1912 – São Paulo, 1992) Pintora figurativa, desenhista, cenógrafa. Em 1932, estuda com Emiliano Di Cavalcanti, com quem se casa em 1933, separando-se em 1947. Entre 1935 e 1940, vive em Paris estudando nas Academias Ranson e La Grande Chaumière, e «Filosofia e História da Arte» na Sorbonne. Trabalha como ilustradora dos jornais Le Monde e Paris Soir.
De volta ao Brasil, estuda escultura com Victor Brecheret, mas nunca abandona as aquarelas, seu melhor e maior meio de expressão. Participou de grandes exposições; tais como: Salão de Pintoras da Europa, Paris (França), 1937; IVª Bienal Internacional de São Paulo, 1957. Em 1990 teve lugar uma sua Retrospectiva, no MAB/Faap, São Paulo.





não sou ligada a arte …
mais essa obra de Noêmia Mourão,
me deixou em transe…
Muito linda a imagem.
Jennifer que bom que você gostou dessa pintura. O meu objetivo em colocar essas obras de arte no blog foi justamente esse: dar a oportunidade a pessoas que não conhecem um ou outro artista a se encantarem com a arte. Gostos são muito diferentes tanto para a pintura como para a leitura. Mas o que importa no final das contas é se encantar. Parabéns pela sua escolha Noêmia Mourão tem realmente um sensibilidade grande na representação de seus motivos quando pinta. Ótima escolha, e acho que você demonstra com essa escolha uma bela sensibilidade para as artes visuais. Obrigada, um abraço, Ladyce