O Vaticano vai de verde!

14 12 2008

 

vaticano-reuters-alessandro-bianchi

          Árvore no Vaticano (Foto: Reuters, Alessandro Bianchi)

 

No mês passado o Vaticano ativou um grande sistema de painéis solares no telhado do salão de audiências. Na ocasião a administração da cidade anunciou um plano ambicioso de conservação de energia que poderá num futuro próximo fazer com que o Vaticano seja um exportador de energia alternativa.

 

Agora, na semana passada, quando deu início às comemorações natalinas com a inauguração da tradicional árvore de Natal na Praça de São Pedro em Roma, o Vaticano anunciou que esta árvore, a maior que já tiveram para esta comemoração, terá sua madeira reciclada: virará brinquedos para crianças carentes e móveis como bancos, para jardins e salas de aulas.  Todos decorados por crianças italianas.  Esta é uma iniciativa inspirada na consciência de que a madeira é uma riqueza que «não deve ser desperdiçada, e mais, deve-se voltar a utilizar para o próprio benefício e o das novas gerações do planeta», como divulgou o L’Osservatore Romano, diário da Santa Sé. 

 

O pinheiro tem 33 metros de altura, 45 cm de diâmetro e pesa aproximadamente 3 toneladas.  Com 120 anos de vida, veio das florestas ao sul da Áustria, doada pelo município de Gutestain, próximo de Sankt Poelten, na região da Baixa Áustria, cuja principal igreja comemora 500 anos de existência.  A cerimônia de inauguração da gigantesca árvore de Natal, foi acompanhada de chuva por toda tarde.  Este ano a árvore terá duas mil bolas amarelas e brancas e será encimada por uma grande estrela.  Um novo sistema de iluminação composto por 1500 luzes faz parte das inovações deste ano. O rio Tibre, que passa ali perto, estava parecendo que poderia transbordar, tendo atingido a maior altura de suas águas em décadas.  Mas isso não deteve os visitantes que vieram desfrutar da magia do momento: peregrinos de diversas partes do mundo participaram desta inauguração na presença do Cardeal Giovanni Lajolo, governador da cidade do Vaticano.

 

Como habitualmente, para além da gigantesca árvore, outros 50 pinheiros serão colocados em diversos locais do Vaticano, desde a sala Paulo VI aos Museus. Cinco deles são colocados no apartamento do Papa.  A tradição de colocar uma árvore junto do obelisco, iniciada por João Paulo II em 1982, tem sido mantida por Bento XVI. Ser escolhido para oferecer a árvore de Natal ao Vaticano é considerado uma honra e, para os próximos anos, esse privilégio já está reservado. É a oitava vez que a árvore do Vaticano vem da Áustria.

 

 


Ações

Information

Deixe um comentário