Quem acompanha este blog por algum tempo, nestes dezesseis anos de postagens diárias, sabe que tenho gosto pelos premiados pelo Booker (prêmio de literatura). Em geral tenho mais afinidade com os premiados pelo Booker do que pelos premiados pelo Pulitzer ou pelo National Book Critics Award, ambos americanos, ou do que o Nobel de literatura. Nem todos os livros do Goncourt, (França) nem do Jabuti (Brasil) me agradam. Não sei explicar exatamente as razões. Talvez seja uma questão dos livros que li na minha formação… Mas não importa, sempre aguardo com ansiedade a longa lista dos finalistas do Booker, que saiu hoje, para o prêmio de 2024. São treze, ao todo. A baker’s dozen. [Uma dúzia de padeiro] Desses treze, a lista se reduzirá em seis e desses então teremos o vencedor do ano. Tento ler o maior número possível deles todos, tarefa que se tornou mais fácil depois que pudemos comprar esses livros em suas versões eletrônicas e ler… ler… ler… Aqui vai a lista que saiu hoje. Há alguns nomes bastante conhecidos. Rachel Kushner parece estar já há uns dois ou três anos nos lábios de qualquer pessoa interessada nos livros lidos do momento. Apesar de interessante, ela não faz parte do meu grupo de grandes favoritos.
Wild Houses by Colin Barrett
Headshot by Rita Bullwinkel
James by Percival Everett
Orbital by Samantha Harvey
Creation Lake by Rachel Kushner
My Friends by Hisham Matar
This Strange Eventful History by Claire Messud
Held by Anne Michaels
Wandering Stars by Tommy Orange
Enlightenment by Sarah Perry
Playground by Richard Powers
The Safekeep by Yael van der Wouden
Stone Yard Devotional by Charlotte Wood
Há muito poucos desses escritores que conheço de outros livros. Nenhum desses títulos já se encontra publicado no Brasil. Mas conheço Rachel Kushner, Percival Everett, e Anne Michaels e conheço de nome, sem nunca ter lido, Hisham Matar, Claire Messud.
E vocês? Gostam do Booker? Preferem os escritores no Nobel? Do Goncourt? Do Jabuti? Conhecem alguns desses escritores selecionados entre os melhores para serem finalistas do prêmio deste ano?