Com 1,6 milhão de pessoas atingidas diretamente pela forte chuva, sendo 80% da população da capital, o povo gaúcho precisa de ajuda imediata. Há falta de água, energia e desabastecimento de alimentos em quase um terço de todo o estado
Fruteira
Alcy Vianna (Brasil, 1937)
óleo sobre tela, 66 x 84 cm
Natureza morta, 1999
Daltro Borowski (Brasil, 1964)
óleo sobre tela, 42 X 53cm

Uma escavação para a construção de um bairro residencial em um subúrbio da cidade de Nîmes na França descobriu esses belíssimos exemplos de frascos e garrafas de vidro romano datando do século I, DC. Eles estavam no local das piras funerárias para cremação de corpos em um cemitério romano da antiga capital regional, Nemausus, que deu o nome a Nîmes atual. Com população estimada em 60.000 pessoas essa cidade antes de ser dominada pelos romanos no século I AC, era habitada pela tribo Gaulesa Volcar Arecomici, desde a Idade do Ferro.
Nîmes tem uma longa história romana e por isso é conhecida como a mais romana cidade fora da Itália ou a Roma Francesa. Os romanos dominaram a região desde o século I AC ao século V DC. Na época em que esses artefatos foram criados a vida na cidade girava em torno da praça principal e do templo chamado Maison Carrée.





