–
–
Pateta finge que não estava dormindo, ilustração Walt Disney.
–
10 coisas que não fazem bem ao cérebro.
–
1 – Não dormir.
Desde que a luz elétrica foi inventada, as pessoas dormem 20% a menos do que precisam. Falta de dormir afeta diferentes partes do cérebro e as pessoas se arriscam a passarem boa parte do tempo num estado de sonolência quando estão acordadas, que sacrifica a concentração e deteriora as habilidades motoras. Não dormir leva à morte das células do cérebro.
2 – Pular o café da manhã
Pular o café da manhã em geral afeta a sua energia e a sua atuação durante o dia. A falta do café da manhã abaixa o nível de açúcar no sangue. Isso por sua vez reduz e atrapalha a chegada de nutrientes ao cérebro.
3 – Açúcar
O parágrafo acima explica a recomendação de se comer algo doce, especialmente chocolate amargo, para ter uma boa atuação do cérebro. Mas grandes quantidades de açúcar causam problemas na assimilação de proteínas e nutrientes. Isso acaba semelhante ao baixo teor de açúcar que a falta do café da manhã traz, ou seja, o cérebro não recebe os nutrientes necessários.
–
Seu Cebola toma o café da manhã às sete horas. Ilustração Maurício de Sousa.
–
4 – Estresse
Profundo estresse emocional fragiliza as conexões entre neurônios e assim dificulta a compreensão da relação entre causa e conseqüência de eventos. Grande excitação nervosa, má memória e a sensação de que tudo não dá certo também estão relacionados ao estresse.
5 – Tranquilizantes e pílulas para dormir
O uso de pílulas para dormir e tranqüilizantes populares pode prejudicar a sua memória e levar à amnésia.
6 – Cigarro
A nicotina afeta o cérebro porque ela estreita as veias não deixando a entrada de nutrientes no cérebro.
7 – Falta de sol
A falta de apanhar sol tem efeitos na nossa habilidade cognitiva. Os raios ultravioletas regulam a circulação do sangue, ou seja, regula a entrada de oxigênio a nutrientes no sangue. Além disso a luz do sol ajuda a produzir seratonina, o hormônio que tem efeito sobre o nosso humor.
–
Margarida vai à praia, ilustração Walt Disney.
–
8 – Falta d’ água
A falta de água causa uma diminuição no volume do cérebro, o que reduz a sua eficiência e leva à perda de memória. A recomendação é que se beba em média 1,5 a 2 litros de água por dia.
9 – Informação demais
Ano após ano, a quantidade de informações que se digere aumenta enormemente. Pode até parecer um ótimo exercício para o cérebro . Mas, o cérebro responde a informações demais com resistência, e a partir de um certo momento as informações não são mais absorvidas, causando lapsos de memória.
10 – Atividades simultâneas
O chamado “multitasking” – as atividades simultâneas, tão comuns hoje, produzem uma corrente ininterrupta de informações e como conseqüência, todas as informações são percebidas superficialmente. O cérebro se acostuma e perde a habilidade de focar em um único assunto.
–
–
FONTE: The Learning Mind




