Alguns fatos curiosos a respeito de Pablo Picasso

8 04 2013

self_portrait_1907Auto-retrato, 1907

Pablo Picasso (Espanha, 1881-1973)

óleo sobre tela,  54 x 46 cm

Galeria Nacional de Praga

Para celebrar os 40 anos de morte de Pablo Picasso o jornal inglês The Telegraph publicou em seu portal na internet uma lista de 20 fatos surpreendentes sobre o pintor espanhol.  A lista é interessante, daquele tipo de conhecimento inútil que faz parte de uma boa conversa em mesa de bar.  Achei que seria bom trazer para cá algumas dessas curiosidades para que a semana seja livre, leve e solta!

  • Picasso foi batizado como : Pablo Diego Jose Francisco de Paula Juan Nepomuceno Maria de los Remedios Cipriano de la Santisima Trinidad Matryr Patricio Clito Ruiz y Picasso.
  • Foi uma vez interpelado pela polícia querendo saber se ele havia roubado a Mona Lisa, depois de o quadro desaparecer do Louvre, em Paris, em 1911.
  • Apesar de ter tido muito amores e muitas amantes, Pablo Picasso casou-se só duas vezes.  A segunda quando tinha 79 anos. A noiva tinha 27 anos.
  • A primeira exposição de seus trabalhos foi nos fundos de uma loja que vendia guarda-chuvas.  Ele tinha 13 anos.
  •  Mais quadros de Picasso foram roubados do que quadros de qualquer outro artista.  No momento há uma lista de mais de 500 quadros dele cujo paradeiro é ignorado.

Querendo conhecer outras curiosidades vá até o site do London Telegraph.





Imagem de leitura — Gustavo Rosa

8 04 2013

Gustavo-Rosa-leitor, serigrafiaLeitor, s.d

Gustavo Rosa (Brasil, 1946 – 2013)

Serigrafia

www.gustavorosa.com.br

Gustavo Rosa nasceu em São Paulo em 1946.  É pintor, desenhista e gravador.  Reside e trabalha em São Paulo.