–
–
Retrato da pintora Julia Beck, 1882
Richard Bergh Malningen (Suécia, 1858-1919 )
óleo sobre tela
Museu Nacional da Suécia, Estocolmo
–
No início de fevereiro fiz uma postagem sobre o novo livro de David Shields em que ele discursa sobre o valor da literatura [Qual é o valor da leitura literária?] e minha amiga Nanci, que muito me prestigia lendo com atenção este blog, lembrou que na minha postagem eu havia me esquivado de responder à pergunta título. Pedi a ela um tempinho para responder. Chegou a hora da verdade. Não há uma única resposta. São muitas, assim como muitas fui e sou. A cada fase da vida a leitura literária teve uma ou mais funções.
Livros sempre fizeram parte da minha vida. Cresci numa família de leitores. Não só meus pais eram leitores, mas tios e avós também. Desse modo posso dizer que fui programada para fazer da leitura um hábito para a vida toda. Ponderei sobre a questão e acho que encontrei o meu fio da meada: a leitura literária me permite conhecer o outro, aquele diferente de mim.






Querida Ladyce,
Fiquei feliz com seu fio da meada, que me parece sincero e objetivo. Repensando a questão, acho que também associo a leitura a um encontro: aceitar o outro com abertura, respeito e reciprocidade. Gostei dessa imagem!
Obrigada & beijo, da Nanci.
PS Sucesso com a nova turma de História da Arte.
Oi, Nanci, obrigada pela resposta. Quanto mais eu pensava, mais essa ideia do conhecimento do outro aparecia como ponto em comum de todas as respostas. Foi o denomindador comum, digamos.
Quanto ao curso, vamos ver. Há um hábito por aqui de muitas pessoas só confirmarem na hora. De modo que não tenho ideia se ele vai chegar ao número mínimo de alunos ou não. Se todos que disseram que irão realmente forem teremos uma sala de aula cheia. Mas conheço o fator empolgação.
A outra turma que fez esse mesmo curso no ano passado, está agora com encontros 1 vez por semana com tema livre. São 16 pessoas que acabaram fazendo um grupinho. Fomos a exposições juntos, mantivemos o contato e na últuma quarta-feira voltamos às aulas. Estamos abordando primeiro Art Nouveau e Art Deco, mas vamos à Renascença e cobriremos outros tópicos. Gosto muito desses alunos. Estão lá porque querem, faz uma tremenda diferença;
Obrigada, mantenho-a informada… Bj, Ladyce