–
–
–
Vocês já notaram como jardins têm moda? Isso mesmo, fica na moda um certo tipo de planta, de arbusto, de flor e aos poucos antigos pés disso ou daquilo dão lugar a uma nova espécie, a uma nova folhagem. De uns quinze anos para cá os jardins do meu bairro começaram a aparecer com algumas plantas interessantes, bonitas, com flores de cores brilhantes… Não estou reclamando. Mas, acho que a moda leva os jardins a terem todos mais ou menos a mesma cara, principalmente quando são os porteiros que trabalham os jardins e costumam se concentrar nas plantas de maior efeito pelo menor trabalho.
Aqui no meu bairro, no Rio de Janeiro, há uma abundância de jardins de edifícios residenciais floridos o ano inteiro com essa planta que está em todo canto, retratada acima. Alguns a chamam de Alfinete-gigante. Mas é mais conhecida com Ixora-chinesa, ou Ixora-vermelha. Não é uma planta nativa do Brasil. É originária do Extremo Oriente: Malásia e China. É planta asiática tropical, da família das Rubiaceae. Por isso se dá tão bem no clima carioca.
–
Entrada de edifício residencial.
–
Cá pelo meu bairro não a deixam crescer muito. A moda por aqui é deixá-la crescer só até um metro do chão, mais ou menos. Mas pode chegar a dois metros de altura. Deve ficar linda assim. E em geral é plantada como cerca viva ou melhor dizendo, acompanhando as grades dos edifícios, porque cercas vivas por aqui não oferecem a tranquilidade de segurança de que os cariocas precisam. Frequentemente elas são usadas como delimitadores de áreas do jardim, acentuando os caminhos para entrada de pedestres ou a beirada do caminho para as garagens.
Há uma papelaria aqui perto cuja entrada fica bem recuada do meio fio, sendo uma construção mais moderna do que a própria rua, foi construída numa linha imaginária, que estabelece um futuro alargamento dessa rua que data do século XVIII. Assim, o dono da papelaria, para “mostrar o caminho das pedras”, colocou diversas jardineiras na calçada em duas colunas paralelas, para acentuar a entrada do estabelecimento. Teve que colocar jardineiras porque a calçada não lhe pertence. Mas, ficou bonito para quem chega.
–
–
O mais interessante é que a Ixora-chinesa parece dar flores o ano inteiro. São grandes pompons compostos de minúsculas flores de quatro pétalas. De longe parecem até gerânios, e sei que às vezes as ixoras-chinesas são chamadas de gerânios selvagens, por causa da aparência dessas flores. Mas não têm nada a ver. Por aqui só tenho visto exemplares cujas flores tem tonalidade, laranja, damasco, salmão. Mas sei que existem flores de outras tonalidades: branca e vermelha.
–
–
Para maiores informações veja:








