–
–
–
–
Desde que tenho postado alguns contos antigos que fazem parte da nossa herança cultural tenho recebido questionamentos sobre a necessidade de se reformular os contos para ajustarmos essas tradições à cultura moderna.
Sou contra.
Hoje foi uma indagação, bem educada, — elas nem sempre são — sobre Os três companheiros, conto da tradição oral coletado por Luiz da Câmara Cascudo. Mas já tive comentarios e até pedidos de retirada sobre outras postagens. Sou contra a modificação de qualquer dessas tradições folclóricas para que se ajustem aos modos do momento. Sou inclusive contra a modificação da música infantil Atirei um pau no gato. Acho que estamos sistematicamente assumindo que as pessoas de hoje não têm a habilidade de distinguir o que é certo do que é errado. Isso é de um reducionismo colossal. E acredito que muitas vezes essa tentativa de censura reflita no fundo um medo sobre as massas serem educadas, as massas que “não sabem distinguir o certo do errado.” Posto hoje o comentário da Profa Maria Lajolo como resposta.
E antes de alguém vir falar sobre direitos dos animais, sugiro que vejam a postagem que tenho sobre a fotógrafa Ellen van Deelen.





