Richard Moynan ( Irlanda 1856-1906) Começou estudando medicina, mas um pouco antes de prestar aas provas finais, deu uma guinada em sua vida e entrou para a Escola Metropolitana de Arte em Dublin, em 1879 e teve um sucesso quase imediato conseguindo os dois primeiros prêmio de sua carreira. Em 1883 foi para Antuérpia para continuar seus estudos de pintura. Em 1885 vai para Paris continuando seu processo de aprendizado. Ao retornar a Dublin, é empregado pelo jornal The Union como um cartunista político. Em 1890 torna-se membro da Academia Real.
Coloco aqui, hoje, a título de ilustração, o vídeo feito de um filme em 1905, na Market Street, em São Francisco, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Mais de dois milhões de pessoas já o viram. Uma câmera estava presa ao bonde. Este vai a uma baixa velocidade mas não para. Muito do que é visto nestes minutos de filmagem foi destruído no ano seguinte, com o grande terremoto de 1906. É excelente documento da vida nos primeiros anos do século XX. Cem anos já se passaram desde a tomada dessas cenas. No entanto, o comportamento das pessoas parece semelhante ao que vemos hoje em muitos lugares. Há os que “desafiam” o bonde, os que se arriscam. Provavelmente, nem havia Leis de Trânsito, que era caótico com a convivência, não tão harmoniosa, entre pedestres, bicicletas, charretes, automóveis, cable car, bondes, etc. Pouquíssimas mulheres são vistas. É surpreendente a quantidade de automóveis que já existia àquela época e quantas imprudências se cometia. Observem que os bondes que cruzam a rua já possuem tração elétrica! No final da rua, existe um prédio que está lá até hoje, pois trata-se do terminal de passageiros da Baía de San Francisco.
A música de fundo é a primeira faixa do Air’s Moon Safari. O filme original, tinha aquela rapidez dos filmes antigos. Foi retardado para retratar um ritmo mais realista.