Antes do banho do bebê, 1880
Mary Cassatt (EUA 1844-1926),
Óleo sobre tela, 100 x 66cm
Los Angeles County Museum, EUA
—
—
Uma segunda língua é melhor aprendida quando ainda se é bem criança. Este e o resultado da pesquisa feita por Eloísa Lima, mestre em neurolinguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que investigou o aprendizado de 32 bebês de 2 a 5 meses e verificou que a partir dos 2 meses e 20 dias a criança é capaz de identificar sons de vogais e entender as fronteiras das palavras: onde começam e terminam as diferentes palavras nas frases.
“Inteligência já existe no momento da pré fala, a criança não fala, mas pensa antes do primeiro ano de vida”, diz.
Para a pesquisadora, até os sete anos de vida é a melhor fase para aprender outro idioma. O ideal seria antes dos 3 anos. “A aquisição de um língua não esta ligada à fala, mas às emoções e ao raciocínio“. Ela acrescenta, “Não é impossível que um adulto aprenda, mas torna-se mais difícil, a exigência é maior“.
A criança é considerada madura para a linguagem perto dos sete anos. Depois, para aprender uma outra língua, as pessoas precisam fazer associações com sons, palavras e outras coisas de sua língua materna. Daí vem o sotaque e a dificuldade em aprender.
Nota baseada no artigo de Denise Dalla Colletta da Revista Galileu.






Deixe um comentário