Foto: AFP
—
Há muito tempo procurava-se a fonte de água limpa que abastecia a cidade de Roma na antiguidade. Tudo indica que finalmente, uma equipe de arqueólogos localizou a fonte de um aqueduto romano construído pelo imperador Trajano há 1900 anos. As câmaras coletoras estavam sob uma igreja a noroeste de Roma. A implantação de água corrente na época, água limpa, foi muito importante para a saúde e a higiene da população e preservação da população.
O aqueduto, Aqua Traiana, tinha origem no Lago Bracciano, a 40 km do centro de Roma. O sistema de transporte desta água foi inaugurado no ano 109 e era um dos onze aquedutos que abasteciam Roma, a capital do império, uma cidade que crescia rapidamente e contava com aproximadamente um milhão de habitantes na época.
—
Trajano
O imperador Trajano governou o império romano do ano 98 ao 117 da nossa era. Este período é considerado um dos mais prósperos da antiga Roma, que sob seu governo, desfrutou de grande estabilidade e de paz. Trajano foi também o primeiro imperador de origem fora de Roma, tendo nascido na Espanha, na época território do império romano. Foi no governo de Trajano que a Dácia, atual Romênia, foi conquistada.
Fonte: BBC, Terra, e outros






