—-
—-
Pesquisadores da Universidade de Haifa-Oranim, em Israel, divulgaram na terça-feira próxima passada imagens de uma nova espécie de aranha descoberta nas dunas da região de Arava por uma equipe Departamento de Biologia da instituição.
Infelizmente o seu habitat está em perigo de extinção. “Essa descoberta, desta nova espécie de aranha, demonstra a obrigação que temos de preservar esta duna”, disse Dr. Shanas, responsável pelo time de cientistas do projeto. As dunas de Samar são as últimas dunas no território de Israel, na zona sul da região Arava. No passado, estas dunas se alongavam por 7 quilômetros quadrados, mas desde que o zoneamento da área mudou para área de agricultura e de mineração da areia, as dunas foram reduzidas quase pela metade e hoje ocupam não mais do que 3 quilômetros quadrados.
—
—-
—–
—-
A nova aranha, da mesma família que as Cerbalus Genus, foi batizada de Cerbalus Aravensis em homenagem à região onde foi descoberta. Segundo os biólogos, suas pernas podem atingir 14 centímetros tornando-a a maior aranha do Oriente Médio. A Cerbalus Aravensis tem hábitos noturnos e é mais ativa nos meses mais quentes. Ela vive enterrada na areia onde constrói uma pequena caverna com porta para entrar e sair que é feita de grãos de areia, aglutinados, que camuflam o esconderijo.
—-
—-
—-
—–
O sentimento dos cientistas envolvidos na descoberta foi uma mistura de alegria com preocupação. De acordo com Dr. Shana, a Administração da Terra, do governo de Israel prevê, em futuro próximo, a renovação dos projetos de mineração no Areal de Samar. Um projeto que certamente colocará em perigo essa espécie recém-descoberta. Ele concluiu também que há a possibilidade de haver outras espécies dês animais ainda desconhecidos cujo habitat seja nas dunas de Samar. Assim, todos os esforços deveriam se concentrar em preservar essa região singular em Arava. “A nova descoberta, mostra que ainda há muito a ser investigado, e que é provável que haja novas espécies desconhecidas. Se não preservarmos alguns desses ambientes que ainda existem, para essas espécies, elas serão extintas e nós nunca as conheceremos”.
—
Fonte: Terra e Eureka Alert








De acordo com Dr. Shana, a Administração da Terra, do governo de Israel prevê, em futuro próximo, a renovação dos projetos de mineração no Areal de Samar. Um projeto que certamente colocará em perigo essa espécie recém-descoberta.
_____________________________________________________________
Acho incrível a quantidade de dinheiro e tempo que se gasta em pesquisas basicamente sem futuro algum, pois para que irá servir estas aranhas,para produzir o quê?
Com relação ao parágrafo citado acima, vejamos a preocupação que se tem com aranhas, e com a segurança da população que irá trabalhar nesta mineração, e a fome que tanta gente passa neste país, quantas crianças morrem por dia?
No meu ponto de vista, quanto dinheiro jogado fora em vão, hein? Desculpem se estiver errada!!!!
Sílvia, discordo de você. Muitas vezes podemos não ver de imediato aquilo que uma determinada pesquisa pode trazer de benefício, mas com o correr do tempo percebe-se que há outras maneiras de se utilizar certos dados.
—
Quanto ao dinheiro gasto com pesquisa, você a meu ver está muito enganada. São justamente pesquisas como essa que podem levar cientistas a descobrirem novas maneiras de beneficiar alimentos que irão alimentar as crianças pobres e famintas.
Obrigada pela visita.