Para vencer a malária: matar os mosquitos mais velhos

24 04 2009

moustiques

 

 

 

 

 

Cientistas acreditam que se tivessem um inseticida que matasse só os mosquitos com mais idade conseguiriam acabar com a malária, pois a doença só é transmitida por esses mosquitos.   De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde – a cada 30 segundos uma criança morre no mundo por causa da malária.  

 

Inseticidas podem matar os mosquitos que transmitem a malária.  Mas quando o remédio é pulverizado, só os mosquito mais suscetíveis morrem.  Um bom número de “super-mosquitos” que são imunes aos efeitos dos inseticidas sobrevivem e continuam a contaminar as populações.    A fraca capacidade dos inseticidas atacarem os mosquitos da malária foi primeiro percebida durante a Segunda Guerra Mundial.  

 

No início deste mês,  cientistas da Pennsylvania State University propuseram justamente que se concentre em exterminar só os mosquitos mais velhos, pois são eles que transmitem a doença.  

 

A novidade está em explorar os aspectos do ciclo de vida da malária.  Quando um mosquito suga o sangue de uma pessoa com malaria ele apanha os parasitas da malária, mas não transmite a doença imediatamente.  Os parasitas circulam e se desenvolvem no corpo do mosquito por um período de 10 a 14 dias, antes de serem encontrados na saliva do mosquito.   É daí que a malária pode ser transmitida, para um ser humano.  Mas os mosquitos têm uma vida difícil e a maioria não vive tempo suficiente para transmitir a doença.  

Para o controle da malaria, seria necessário simplesmente acabar com os mosquitos mais velhos é a sugestão da equipe.

 

Para o artigo na sua versão total, clique aqui: NPR


Ações

Information

Uma resposta

23 09 2011
claudia

Boa tarde a todos
O mosquito femea anopheles contraí a malária quando pica uma pessoa com malária. Mas como essa pessoa contraiu malária? é o mosquito que contrai primeiro a malária? e depois espalha-a para outros seres?

Deixe um comentário