
Ilustração Chris Shafer.
O formigueiro tem muitos diferentes tipos de formigas. As trabalhadoras em geral não se reproduzem para poderem cuidar dos filhotes da rainha. Um grupo de pesquisadores da Alemanha e dos EUA descobriu que algumas matérias químicas produzidas por algumas formigas “trapaceiras” deixavam estas formigas férteis.
Eles estudaram a espécie Aphaenogaster cockerelli aplicando um produto sintético (típico das formigas férteis) em formigas trabalhadoras. Nas colônias em que a rainha estava presente, as formigas com o químico da fertilidade foram atacadas, mordidas, puxadas e aprisionadas por suas colegas. Mas, o mesmo não aconteceu nas colônias em que não havia nenhuma rainha.
As formigas que não obedecem às regras sociais são punidas. A restrição à reprodução afeta diretamente na harmonia social do grupo. Dr. Jürgen Liebid, da Universidade de Arizona, lembrou que o sistema social harmônico depende sobretudo da prevenção e da punição daqueles que queiram burlar o sistema, uma regra que pode ser aplicada às sociedades bem sucedidas.
Outros textos neste blog sobre formigas:





Deixe um comentário