
Wakamaru em cena!
Uma nova estrela do teatro japonês tem um rosto amarelo brilhante, braços prateados e um sensor de posicionamento na cabeça. Seu sucesso foi quase instantâneo. Ele é Wakamaru e nasceu para brilhar! Sua inspiração veio do sucesso da série televisiva americana de 1968 produzida pela CBS — Lost in space [Perdidos no espaço]. A história por sua vez havia sido inspirada por clássicos de literatura do século XIX e retratava as aventuras da família Robinson a bordo da nave Júpiter 2. A maior atração era o robô B9. Ele não possuía os avançados computadores internos que integram Wakamaru. B9 tinha 511 frases pré-programadas. Uma coisa simples para o sofisticado Wakamaru, que fala cerca de cinco mil frases – algumas delas quando contracena com a atriz Minako Inoue e com o ator Hiroshi Ota.
Wakamaru: tem um metro de altura e uma câmera omnidirecional. Isto lhe permite enxergar a toda volta — 360 ° — sem mover o corpo. Seu movimento depende de rodas e de sensores de infravermelho para detectar os obstáculos no caminho. Hoje ele participa da peça Hataraku watashi (Eu, trabalhador) em Osaka. “Reprogramamos a máquina para que ela fosse capaz de interagir com os demais atores. Wakamaru usa cuidadosamente os objetos do cenário e tem a vantagem de jamais errar o texto“, diz o chefe do departamento de pesquisa da Universidade de Osaka, Ken Onishi.
Wakamaru não é o único robô em cena. Ele tem a companhia de um outro colega. Ambos foram aprovados nos testes e agora interpretam no palco, respectivamente, os personagens Momoko e Takeo. Dois atores humanos também estão no elenco.

B-9 em cena -- Perdidos no Espaço
Wakamaru também trabalha em outros lugares, já que pode ser alugado por aproximadamente USD $1.000 por dia. Capaz de reconhecer até dez pessoas e chamá-las pelo nome, este robozinho consegue recepcionar os membros de uma família com uma voz feminina, gentil e transmitir recados da secretária eletrônica. Ele também lê e-mails. De manhã, pode passar para seu dono as principais manchetes dos jornais, dar a previsão do tempo e servir como uma eficiente mordomo/secretário lembrando seu dono dos compromissos do dia. Se a segurança da casa for uma preocupação, basta usar o celular e ligar para Wakamaru: ele transmitirá imagens de todas as dependências.
Acho que vou tentar juntar os USD 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil dólares) para poder comprá-lo. Deixe-me ver: posso economizar R$120,00 por mês, mais ou menos USD$ 50,00/mês… Em quanto tempo será que conseguirei um ajudante deste naipe? Huhm…
Para maiores informações clique AQUI. Texto baseado no artigo de Luciana Scarbi do portal Terra.





Deixe um comentário