Lendo à margem do lago IV
Nithya Swaminathan (Índia, contemporânea)
acrílica sobre tela, 25 x 25 cm
Lendo à margem do lago IV
Nithya Swaminathan (Índia, contemporânea)
acrílica sobre tela, 25 x 25 cm
Aqueduto da Carioca, também conhecido como Arcos da Lapa
Concluído em 1750 com projeto do brigadeiro José Fernandes Pinto Alpoim, esta solução para o problema do fornecimento da água ao centro da cidade, levou meio século para ser construído. Em alvenaria, apresenta duas fileiras superpostas de arcos romanos. É uma obra monumental que mudou imediatamente o aspecto da cidade.

Levava as águas do Rio Carioca, nascido no Silvestre, aos tanques e chafarizes que abasteciam a cidade. A estrutura tem 17,6 metros de altura e 270 metros de comprimento, distribuídos em 42 arcos duplos. Vai do morro de Santa Teresa até o Convento das Carmelitas.

Em 1896, outros meios de fornecimento de água para a cidade tendo sido achados, o aqueduto foi convertido em via para bondes servindo o bairro de Santa Tereza.

Logo construções ilegais preencheram os arcos, seus habitantes confiando no famoso jeitinho carioca, na permanente falta de cuidado com a coisa pública. A primeira tentativa de acabar com o casario ali instalado foi no governo do Prefeito Pereira Passos (1902-1906). Depois, em 1960, descobrindo o valor turístico que uma construção deste porte do século XVIII pode ter, o governo voltou a liberar arcos já de novo transformados em moradia.


Jacqueline au chevalet 1956
Pablo Picasso (Espanha, 1881-1973)
Marca com selo numerado
Cerâmica branca pintada e esmaltada. Diâmetro: 42.3 cm
Projetado e executado em 1956, edição de 200, numerada
