Cartões postais do Brasil em 1934 — Manuel Móra

7 12 2013

rioladies876Cartões postais do Brasil, de Manuel Móra.

Todos que seguem este blog sabem que há tempos reclamo da falta de divulgação ou até mesmo interesse nosso pelos nossos ilustradores. Tento na medida do possível trazer à superfície um ou outro nome mais relevante. Hoje, à procura de informações sobre outro assunto, me deparei em um site americano, com este maravilhoso grupo de cartões postais impressos pelo Departamento de Turismo da cidade do Rio de Janeiro, com o intuito de aumentar o turismo internacional.  A cidade era a capital do Brasil em 1934 quando esses postais foram impressos. E o uso de diferentes línguas nos postais: inglês, francês, alemão, italiano, espanhol e português mostra a diversidade do apelo turístico pretendido, algo que se enquadrava no perfil ecumênico da metrópole.

 O ilustrador é o brasileiro (português por nascimento mas naturalizado) Manuel Móra. Já trabalhava no Brasil na década de 1920 e a data de sua chegada aqui ainda está incerta.  Nasceu em 1884. Por aqui construiu uma carreira como ilustrador que o coloca hoje entre os mais importantes da época.  Fez muitos cartões postais e capas de revistas nacionais como Para Todos, Cinearte e O Cruzeiro. Trabalhou também para a grande e sofisticada loja Parc Royal, no centro do Rio de Janeiro (na Avenida Central 130 e 132) entre as ruas Sete de Setembro e Ouvidor, que pegou fogo em 1943, em um dos mais famosos e alarmantes incêndios do Rio de Janeiro de outrora.  Provavelmente os originais de grande parte de seus trabalhos se encontravam nesse local. Sua assinatura, com características Art Deco, é ocasionalmente confundida com a de J. Carlos, mas os estilos de traçado são completamente diferentes.  Faleceu no Rio de Janeiro em 1956.


Ações

Information

4 responses

8 12 2013
José Carlos Daltozo

Coleciono postais há 25 anos, tenho hoje mais de 204.000 exemplares do mundo inteiro. Maioria são turísticos atuais, mas há um bom número de temáticos e também de antigos (1898-1930). Tenho alguns (poucos) dessa série do Manuel na coleção. Meu e-mail jcdaltozo@uol.com.br

8 12 2013
peregrinacultural

Que bela coleção! Acho que é uma das formas mais interessantes que temos de avaliar os interesses de diferentes épocas. Cartões postais são uma riqueza cultural que poderia e deveria ser mais explorada cá pela nossa terra. Vou de vez em quando tomar liberdade de lhe fazer uma ou outra pergunta sobre o assunto. Obrigada pela visita, um abraço,

8 12 2013
Maria Helena Oswaldo Cruz

Parabéns ao ilustrador e ao colecionador acima descrito. Eu tinha uma mala cheia de cartões postais de minha avó desde l886 até 1950. Foi tudo para as mãos de um colecionador. Cartões belíssimos, em alto relevo principalmente de Paris, Londres, Roma e Rio de Janeiro. As figuras eram vestidas com coloridas roupas e até as dedicatórias eram hilárias. Não havia espaço mais em casa. Guardei-as até o ano 2000. Enfim… c´est la vie.

8 12 2013
peregrinacultural

Lenah, eu também me desfiz de uma boa parte dos cartões postais de meu avô, de meu sogro e meus. Pelos motivos cariocas: casa cada vez menor. Mas ainda tenho uma bela pilha de postais com obras de arte. Só. Mas continuo a catar imagens em postais, porque é um termômetro da época. A historiadora em mim não me deixa ignorar….

Deixe um comentário