–
–
Momentos especiais
Diane Leonard (EUA, 1949)
Gravura Glicee
–
“As crianças se tornam leitoras no colo de seus pais.”
–
Emilie Buchwald
–
–
Momentos especiais
Diane Leonard (EUA, 1949)
Gravura Glicee
–
–
Emilie Buchwald
–
–
Retrato de Francisco Jácome, 1900
Abel Cardoso (Portugal 1877-1964)
óleo sobre tela, 63 x 85 cm
Museu Martins Sarmento, Guimarães
–
–
Hoje é o dia em que comemoramos a língua nacional, a língua portuguesa. Esta é a nossa língua, é patrimônio cultural de nove países, falada por aproximadamente 273.000.000 – duzentos e setenta e três milhões de pessoas. É uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. É a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul, em todo o mundo. No presente, além de Portugal e do Brasil, o português é a língua nacional de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste.
O português é originário da região ao norte de Portugal no que hoje é a Galícia [parte ao extremo oeste da Espanha] e o norte de Portugal, derivado do latim vulgar que foi introduzido no oeste da península Ibérica há cerca de dois mil anos. Em 1297, com a conclusão da reconquista, o rei D.Dinis I prossegue políticas em matéria de legislação e centralização do poder, adotando o português como língua oficial em Portugal. O idioma se espalhou pelo mundo nos séculos XV e XVI quando Portugal estabeleceu um império colonial e comercial.
–
–
–
O canário não cantava,
entretanto, o vendedor,
a quem comprou explicava:
“Não canta, é compositor…”
–
(César Torraca)
–
–
Menina lendo, 1953
Alice Soares ( Brasil, 1917-2005)
óleo sobre tela, 46 x 38 cm
–
Alice Ardoheim Soares nasceu em Uruguaiana, RS em 1917. Frequentou o Instituto de Belas Artes de Porto Alegre, onde posteriormente veio a lecionar. Depois de diversos prêmios nos Salões de Arte do Rio Grande do Sul e medalhas, Alice Soares se estabeleceu principalmente pelo retrato de crianças, principalmente meninas. Residiu em Porto Alegre onde exerceu as profissões de pintora, desenhista e professora. Faleceu em 2005.



